06/06/2024

Qual a função do silicone no aviamento e costura?

 

Entre as soluções de lubrificação para aviamento e costura, o silicone está entre os produtos mais utilizados.

 

Ele evita que as agulhas esquentem durante o uso e se rompam no processo. Esse produto também é um excelente agente protetor contra corrosões em máquinas de costura, protegendo as ferramentas de trabalho por mais tempo, além de poder ser aplicado em tecidos.

 

Quer descobrir mais detalhes sobre o silicone no aviamento e costura? Continue acompanhando este artigo.

Entenda o que é silicone lubrificante

O silicone lubrificante é um produto que protege objetos ao longo do tempo, ajudando a reduzir o atrito nas superfícies.

 

Além disso, ele tem a capacidade de expulsar a umidade, o que o torna útil para combater a corrosão e o desgaste. Justamente por essas características e muito mais, esse produto se torna tão valioso.

 

Podendo ser comercializado em forma de spray, líquido ou gel, o silicone lubrificante destaca-se por sua capacidade de proporcionar uma lubrificação e proteção duradoura em uma variedade de aplicações – como no aviamento e costura.

Por que é usado o silicone no aviamento e costura?

Como falado, o silicone é um produto versátil e de grande utilidade em diversas áreas. Nesse sentido, tratando-se especificamente do aviamento e costura, o silicone possibilita uma série de benefícios de uso. A seguir, veja alguns:

1. Revestimento dos tecidos 

Um dos usos mais comuns do silicone na costura é o revestimento de tecidos para melhorar suas propriedades repelentes à água.

 

Isso pode ser especialmente útil em projetos que exigem proteção contra líquidos e altas temperaturas, como aventais, luvas e capas de almofadas.

2. Resistência ao calor

A adição de silicone aos tecidos pode melhorar significativamente sua resistência ao calor. Isso os torna particularmente adequados para a fabricação de luvas de forno, porta-copos térmicos e outros acessórios que requerem proteção contra altas temperaturas.

3. Acabamento de linhas de costura 

O silicone ainda pode ser utilizado para revestir as linhas de costura. Uma vez que esse processo é feito, reduz-se o atrito do material na máquina, permitindo uma passagem menos desgastante na costura.

4. Longa durabilidade 

A sua aplicação em tecidos pode aumentar sua resistência ao desgaste, prolongando a vida útil dos produtos. Neste caso, itens como acessórios, bolsas, mochilas e estojos podem aumentar sua vida útil ao receber a aplicação do silicone em pontos cruciais de seus materiais.

5. Proteção para agulhas e máquinas de costura

Outro cenário no qual o silicone se torna um excelente aliado é na proteção de agulhas e máquinas de costura.

 

Quando a máquina está em funcionamento, a agulha começa a esquentar, o que pode levar ao rompimento desta. Entretanto, ao aplicar uma camada de silicone como revestimento, é possível reduzir esse impacto.

 

Já para a máquina de costura, o silicone ajuda a lubrificar pontos que sofrem com o atrito constantemente, como as engrenagens. Essa ação é importante para prevenir desgastes e aumentar a vida útil. 

Qual o melhor tipo de silicone para aviamento e costura?

Depois de conhecer mais sobre o silicone no aviamento e costura e como ele pode ser funcional, é fundamental entender qual o melhor tipo. Afinal, como mencionado no início deste artigo, existem variados tipos.

 

Para considerar o tipo ideal, é crucial avaliar o projeto. Essa escolha dependerá das necessidades específicas do material que receberá a aplicação, bem como dos requisitos do trabalho a ser desenvolvido.

 

Para a costura de tecidos, por exemplo, o spray de silicone lubrificante é uma opção popular. Esse tipo é ideal para lubrificar e proteger as máquinas de costura industriais, zíperes, trilhos de cortinas e outros componentes.

 

O silicone em spray é indicado para reduzir o atrito entre os tecidos durante o corte e a costura. Entre todos os tipos de silicone, esse é o mais recomendado para facilitar a finalização do acabamento de um jeito mais leve.

 

Já para a fabricação de moldes de silicone flexíveis e reprodução de peças em resina, cerâmica ou gesso, o silicone líquido para aviamento é a escolha mais adequada. Ele é uma opção para a impermeabilização de tecidos e a criação de superfícies antiderrapantes em luvas, elásticos e outros acessórios.

 

Outro tipo para aplicar nos seus projetos é o silicone em gel. Ele é ideal na confecção de almofadas, protetores e enchimentos para peças de vestuário. Isso porque proporciona conforto, maciez e elasticidade, sendo essencial para a criação de produtos têxteis que requerem essas características.

Comprar silicone para aviamento e costura 

Pensando em adquirir o silicone para aviamento e costura e garantir a qualidade das suas confecções, a SP Arts é o lugar certo para encontrar soluções de lubrificação dentro dos mais altos níveis de qualidade.


Compre sem sair de casa, confira a nossa loja online.